COPOM no horizonte: Visão de 21-nov-23

Samuel Rodrigues
11 Jan 2022
5 min read

Tivemos os resultado final do COPOM e o mercado estava razoavelmente alinhado com a promessa do Bacen como vimos nos posts anteriores. A Selic caiu mais 0,5 ponto percentual, agora nos aproximando do fim do ano e também da janela de promessas do Bacen temos 2024 como solo fértil para novas incertezas como apontado na ultima ata.

O Resultado

Utilizando os dados de fechamento de mercado coletados no dia 21 de Novembro, as expectativas de mercado foram:

Taxa SELIC atual: 12,25% a.a.

Decisão de Dezembro/23:

  • 100% acreditam em QUEDA de 0,50 ou SELIC a 11,75%

Decisão de Janeiro/23:

  • 35% acreditam em QUEDA de 0,50
  • 65% acreditam em QUEDA de 0,75

Decisão de Março/24:

  • 50% acreditam em QUEDA de 0,75
  • 50% acreditam em QUEDA de 1,00

Constatações

Dezembro temos o esperado, mercado alinhado com o COPOM para uma queda de 0,5 ponto percentual na Selic com 100% das apostas. Como nos anteriores e dada a constância do Bacen não deve haver grandes divergências entre o mercado e o Bacen até o fim de 2023 e devemos observar esse comportamento nas semanas seguintes.

No primeiro COPOM de 2024 a expectativa esta mais direcionada a uma aceleração na velocidade de queda da taxa Selic, 35% do mercado acredita que a taxa Selic irá se reduzir em apenas 0,50 , a parte majoritária de 65% preve uma redução de 0,75.

Para março temos o mercado dividido, 50% aposta em uma redução de 0,75, os outros 50% em uma redução de 1,00. Confirmando que o mercado esta aguardando uma redução cada vez mais agressiva por parte do COPOM para o ano que vem. Com isso tudo teremos uma Selic de 11,75 ao fim do ano de presente de natal e iniciaremos 2024 com certas incertezas, e você leitor? Acredita que 2024 acelera ou desacelera a redução?

Élin Duxus is dedicated to providing advanced risk management solutions for the financial sector. We combine innovative technology and technical expertise to deliver tools that ensure security and compliance for our clients.
Subscribe to our newsletter and stay up-to-date with the latest news and trends in risk management. By submitting your email, you agree to our Privacy Policy.
Thank you! Your submission has been received!
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e tendências em gestão de risco. Enviando seu E-mail, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Copyright © 2024 Élin Duxus - All rights reserved