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Clipping no TRISK

March 18, 2016
Luiz Veiga

Clipping

O Sistema TRISK tem novidades...

  • Clipping de notícias
    • Por fonte
    • Para todos os bancos
    • Priorizado por impacto
    • Classificado, foco investidor

Sabemos tudo sobre bancos...e você?

Hotsite para Prefeitura de SP - 2016

February 8, 2016
Luiz Veiga

Candidatos SP

Lançamento do hotsite de reputação de pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Atualização em tempo real.

Reputação de Políticos - SP

January 15, 2016
Luiz Veiga

Força da Reputação

Quem vai ganhar a eleição de SP?Reputação é importante e o sistema político sabem bem disso. Mas ela depende do que? Como melhorá-la e quem vai ganhar?Escolhemos a maior capital do Brasil, São Paulo, para analisar o processo.Os dados são relativos aos últimos 6 meses até 15/jan/2016, sendo que em meados de novembro, foram incluídas novas mídias sociais. As médias móveis são de 3 semanas.Primeiro vamos analisar a Força da reputação ou, em termos simplificados, o quão estável ela é.Dois nomes de destacam em termos de estabilidade:

  • O atual prefeito Fernando Haddad, demostrando que a máquina pública realmente oferece visibilidade; e
  • O apresentador José Datena, demonstrando a força que a mídia realmente possui.

Não por coincidência, nomes comuns nas finais de disputas eleitorais são ou nomes conhecidos e cuja filiação é disputada pelos partidos ou nomes herdados da situação política. Demais candidatos devem, portanto, investir mais para recuperar este gap.Mas falar muito não significa falar bem. O próximo gráfico apresenta a reputação propriamente dita, “boa” ou “ruim”.

Índice de Reputação

Pela análise do índice, percebe-se uma leve dispersão entre os candidatos, mas o prefeito atual continua na liderança, enquanto Bruno Covas com a pior reputação.Lembrando que uma reputação forte é mais difícil de ser abalada, parece que o prefeito atual vai dar mais trabalho do que se imagina para ser deposto.Até o momento, o quadro é:

  • 1 e 2 – Fernando Haddad e José Datena: fortes e bem classificados;
  • 3 a 6 – Marta Suplicy, João Dória, Paulo Skaf e Gabriel Chalita: empatados, nesta ordem;
  • 7 e 8 – Andrea Matarazzo e Celso Russomano: menor força, nesta ordem; e
  • 9 – Bruno Covas

Qual o seu candidato?A Élin Duxus possui sistema de acompanhamento e cálculo de reputação em tempo real focado em instituições financeiras. Este sistema usa mídias impressas e redes sociais em conjunto com um algorítimos de inteligência artificial para avaliação das notícias. O objetivo aqui é incentivar o acompanhamento em tempo real da reputação destas instituições mostrando aplicações em outros setores, como o político.

Basileia 2015 - 2019

November 13, 2015
Luiz Veiga

Basileia

Novos índices de capital de 2015 a 2019 contendo adicionais de: capital, contracíclico e sistêmico.Índices de CapitalComo regra geral, a maioria dos bancos ficará na linha verde ou em 10,5%.Um cuidado adicional é que estes adicionais modificam pouco os índices de capital para Basileia, mas o multiplicador dos RWA subirá em função da queda dos fatores F. Ou seja, mesmo com percentuais constantes de Basileia, os índices dos bancos vão cair.Simulador de Basileia

Reputação - Alocação de Capital para Bancos

October 7, 2015
Luiz Veiga

Reputação

Muito se exige dos bancos para acompanhamento e mensuração de risco de reputação, mas pouco se define.Esta falta de definição se dá pela dificuldade de definição de uma métrica. A seguir, uma sugestão de metodologia de alocação de capital para risco reputacional, incluindo resultado para alguns bancos.Premissas do modelo:

  • O valor máximo alocável foi determinado com base na perda histórica média de depósitos totais (conta contábil 4.1.0.00.00-7) de instituições em dificuldade real ou reputacional no passado;
  • O período observado para estas perdas históricas, assim como o período considerado na perda da reputação foi de 1 mês ou 4 semanas;
  • O cálculo da reputação foi realizado considerando o estado atual da reputação e a força desta reputação:
    • Estado atual corresponde à avaliação positiva ou negativa das notícias e comentários de redes sociais;
    • Força corresponde à estabilidade desta avaliação, diretamente dependente da quantidade de notícias ou posts; e
    • Os valores de força e estado foram obtidos pelo sistema de reputação da Duxus.
  • Durante o período observado, a força foi utilizada para determinar o percentual do valor alocável, enquanto a reputação propriamente dita foi considerada como o estoque a ser consumido antes da alocação propriamente dita; e
  • A alocação foi disparada assim que a reputação (projetada) ficou inferior ao patamar médio, indicando baixa reputação.

Como comparação, se fosse um gráfico, seria possível dizer que a reputação foi projetada para o pior nível, sendo a inclinação da queda dada pela força e o ponto de partida dado pelo estado atual da reputação.Resultados:A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos para vários bancos analisados.InstituiçãoAlocação (R$)% Depósitos% PRBB (C)10.523.697.4962,37%14,59%CEF11.079.097.8872,60%41,91%Itaú(C)7.596.532.1382,46%7,22%Bradesco(C)3.882.351.1871,97%4,46%Santander(C)3.820.269.2082,65%6,17%HSBC1.464.138.6952,64%15,09%Banrisul (C)1.369.418.4323,76%23,41%Bancoob (C)1.364.802.5757,17%161,03%BTG Pactual (C)575.927.0523,05%3,54%BNDES289.718.7261,84%0,76%Citibank (C)547.983.1203,85%7,80%PAN (C)572.179.8994,85%15,50%BNB490.025.7084,25%17,09%Sicredi447.077.6654,06%38,93%Safra (C)446.352.6444,37%4,79%Banestes (C)426.538.4284,80%38,20%BRB (C)501.106.5005,64%42,23%Mercantil do Brasil (C)470.164.4055,76%67,17%IBM496.002.8337,17%118,48%BIC (C)255.660.7274,25%27,08%BMG (C)331.151.7415,92%10,46%ABC-Brasil (C)221.672.6674,32%9,49%Votorantim (C)264.154.0265,25%3,37%Daycoval215.049.1334,63%8,13%Banpará208.692.1145,05%34,34%GMAC356.461.9409,09%22,00%Basa193.150.5205,56%10,76%Banese142.488.8694,67%48,25%Volkswagen161.291.9876,13%5,79%Honda (C)214.115.9508,52%32,11%Sofisa139.560.0196,12%20,51%Fibra98.082.8044,32%11,57%JP Morgan (C)66.111.9263,00%1,85%Deutche Bank (C)83.416.8694,01%4,79%Indusval (C)97.682.1184,73%18,17%Pine106.078.2976,64%8,78%Bes60.423.1754,49%9,22%Modal64.327.4696,20%27,53%Industrial (C)72.433.1147,26%15,12%Original (C)64.115.0686,48%3,15%Intermedium (C)67.206.3456,85%21,01%A.J Renner45.011.8646,46%41,35%Banif (C)34.835.6255,05%21,52%Rendimento (C)26.452.0144,25%12,89%Fator (C)20.135.6753,56%6,06%Mizuho (C)27.324.1294,91%5,40%Semear43.660.8249,92%51,10%BBM (C)17.768.4247,95%3,09%Brasil Plural (C)4.596.1975,18%3,62%(C) indica conglomerado. PR utilizado como referência foi ajustado pelo resultado do mês. ConclusãoAlguns bancos devem investir urgentemente em reputação. Caso contrário, um pequeno tweet poderá "esvaziá-lo".As informações foram obtidas a partir do Sistema TRISK e do Sistema de Risco Reputacional, ambos integrantes da Plataforma Integrada de Risco Duxus (https://www.duxus.com.br), que possuem - respectivamente - indicadores de instituições e cálculos de reputação em tempo real.

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